Já lá vai o tempo em que a Semana da Cultura Tauromáquica era celebrada nas ruas. Na Praça Afonso Albuquerque (Largo da Câmara) era montado um palco. Há 2 ou 3 anos houve animação durante toda a semana, com fados, musica popular, sevilhanas... Em 2009, nada! Um colóquio aqui, uma coisa ali, tudo "escondido" do público.
Ontem estava à porta da Câmara Municipal a conversar com um amigo quando reparo num monte de gente com ar importante, ar "empinado". Gente fina, bem vestida, com ar snob. Foram para o colóquio sobre tauromaquia, no Salão Nobre da Câmara.
Pensei em ir, mas vi tanto fato caro que pensei "isto não é para mim". Parece-me que é isto que os responsáveis pelas festas têm querido para Vila Franca: gente fina, que não bebe, que vai às festas para "fazer vistas", que vão à tourada porque os bilhetes lhes são oferecidos. Mas não são estes que vão às largadas, que vão ver os espectáculos na Av. Pedro Victor, que bebe umas imperiais por aqui e por ali. E que durante um ano sabem que há uma festa porreira em Vila Franca, mas se lhes falarem no colete encarnado perguntam se é na Moita ou em Alcochete.
Colete encarnado não são os snobs que jantam à pala da Câmara Municipal, são aqueles que apanham uns pifos de cerveja, comem "sopa de corno" nas largadas. Esses é que dão a vida à festa e receitas nas festas. Quem dava vida à semana da cultura tauromáquica eram as senhoras que emchiam o Largo da Câmara a ver sevilhanas e fados, não os engravatados que vão ao colóquio!
[56-HB-01] Polícia a violar a LEI
Há 6 meses
Sem comentários:
Enviar um comentário