terça-feira, 28 de julho de 2009

Novos elevadores.....



Ontem deram-me a dica: "Vai aos elevadores da nova passagem superior da estação e repara nos ventiladores que lá estão..:"

Assim fiz. Peguei na máquina e lá fui. O que reparei foi: Existem 2 elevadores. Cada elevador tem duas "grelhas" para ventilação por cima das portas. Apenas um dos elevadores tem um ventilador, as outras 3 grelhas de ventilação não têm nada! A unica ventoinha que está a funcionar é pouco maior que as ventoinhas que arrefecem os computadores.

A minha pergunta: se um elevador avariar com pessoas lá dentro, numa tarde de verão, quem é que aguenta lá estar? Que remédio...

O que aconteceu aos outros ventiladores? Por que razão não estão lá?

1 comentário:

Rui Ferreira disse...

O mais ridículo nisto é o facto de os elevadores terem 4 botões!

Envio e-mail que envie à Refer, sem resposta:

Como utilizador desta passagem superior venho relatar as ineficiências deste projecto. O primeiro ponto, as escada são compostas de 10 passos em 4 lances dando um total de 40 passos para subir e 40 passos para descer. Porque é que na passagem superior de Santos eu vejo 3 lances com 8 passos dando um total de 24 passos?! Ora, a linha e altura até à cantenária não é a mesma?... Argumento que os passos são demasiado baixos cada um em Vila Franca, e que as pessoas assim ficam com a exigência de um esforço superior para passar para o outro lado da via. Porque é que isto foi feito? Passar para o outro lado em Santos demora segundos, em Vila Franca quase o dobro ou triplo. Porquê? Em segundio ponto o elevador se mostra cerca de 50% mais pequeno do que deveria ser tendo em conta o afluxo de pessoas, é algo lento a abrir e fechar portas, e além disso tem um problema operacional que passo a relatar: Porque é que um elevador com rés-de-chão e primeiro andar, precisa de quatro botões? Este é o problema. Ora, entramos no elevador e vê-mos "0", "1", "Abrir" "Fechar", se estou no Zero é óbvio que quero ir para o Um e vice-versa, logo não percebo a existência de dois botões de andar. Igualmente se estou dentro do elevador e as portas estão abertas, só poderei fazer uma única acção, Fechar e seguir para o Um. Podemos argumentar que é preciso um botão para abrir em caso de emergência, mas então serve exactamente o mesmo, pois se as portas estão a fechar, e carregamos no botão... lógico será para abrir. O mais rídiculo é que este elevador precisa de... pasme-se! Carregar no botão de andar para seguir caminho! Senão fica ali parado à espera que a pessoa decida se quer carregar no botão do andar actual e fazer figura de parvo, ou carregar no outro, que supostamente seria a única opção viável para o percurso e cujo software interno deste elevador deveria ser capaz de averiguar. Porque é que isto não é tudo automático? E melhor ainda! Porque é que não existe, um único botão!? Ou seja, no fundo argumento contra uma falta de lógica operacional neste tipo de elevadores. Já não é o primeiro que vejo com este tipo de interface, e sinceramente não vejo razão para tal. Novamente, basta um único botão! Pensem nisso. Leio no site da CP acerca de sustentabilidade e operacionalidade pelo que acho que estes pormenores fazem a diferença.