segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Variante de Vila Franca...



Atravessar Vila Franca de carro é um martírio, e seguindo para Sul, pela EN10, a coisa complica-se. Ora são os semáforos de Alhandra, ou os do Sobralinho, atravessar Alverca, enfim...

Por enquantto fico-me por Vila Franca. Há uns anos houve uma iniciativa bastante util: Quem queria atravessar Vila Franca e fugir ao trânsito entrava na A1, passava pela cidade e saía na saída seguinte. Nessa altura, todas as classes de veículos tinham a travessia grátis e funcionou como uma variante, uma alternativa às paragens dentro da cidade.

Constou-me que se pretende construir uma variante em Vila Franca... Sugiro eu: que tal a travessia de Vila Franca (A1, entre o nó da Marinha e Povos) ser novamente grátis para a classe 1, que é a unica classe que paga portagem? Pouparia expropiações, tempo, obras caríssimas...

Deixo este link que encontrei.

2 comentários:

Jorge Santos António disse...

Acho muito bem que os carros da classe A, em vez de atravessarem a cidade chamada vila, entre a parte Norte e o nó da Marinha, deva ser gratuito para os mesmos o que simplificaria a entrada de muitos veículos por dentro de Vila Franca, já que é muito caotico o seu atravessamento.
Esperemos que alguem faça alguma coisa por esta situação

Anónimo disse...

Mas... tanto quanto eu me lembro, essa travessia nunca foi gratis para os automóveis, apenas para os veiculos pesados, que estão proibidos de atravessar pelo interior de Vila Franca.
Quanto à variante, falava-se há muitos anos que a actual alternativa que liga o nó em frente à Marinha com a EN 248 (Estrada de Arruda) em frente à Quinta da Mina, seguiria em viaduto ao encontro da estrada que serve a Escola Alves Redol.
Mas nunca mais se ouviu falar nessa solução, não sei se terá sido abandonada por passar em frente à escola ou por outra qualquer razão.