quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Câmara acusada de negligenciar Quinta Municipal de Subserra



Retirado deste link.

A população de São João dos Montes acusa a Câmara de Vila Franca de Xira de negligenciar a conservação da Quinta Municipal de Subserra. A autarquia diz que os investimentos ultrapassaram já 1,215 milhões de euros.

"A humidade vai destruindo aos poucos a pintura antiga" e "há azulejos importantíssimos danificados". Estas são algumas razões que levaram Nélia Picanço, 31 anos, moradora em S. João dos Montes, e um conjunto de moradores da freguesia a encabeçar e subscrever um abaixo-assinado contra o estado de degradação deste antigo morgadio do século XVII, alegando o alto valor patrimonial que tem para o concelho.

"Há fendas em quase todas as paredes, há cimento colocado onde faltam azulejos. Havia inclusive uma escola primária lá dentro que deixou de funcionar há cerca de dois anos", garante a defensora da quinta. Entre o património degradado encontram-se o interior do palácio, os azulejos seiscentistas, os jardins característicos do século XVIII, um pomar abandonado e vegetação a entrar pelas portas do palácio.

Segundo Nélia Picanço era uma quinta com bastante actividade. Tinha, também, uma piscina que servia a freguesia, mas agora encontra-se encerrada ao público. Os moradores acusam, por isso, a Câmara, sua legal proprietária desde 1980, de não prestar a devida atenção ao estado do morgadio, deixando-o ao abandono.

Em comunicado, a Câmara replica que "tem vindo a desenvolver um conjunto de acções, com vista à valorização e à qualificação dos diferentes espaços", nomeadamente na recuperação das suas infra-estruturas, na "salvaguarda azulejar do edificado" e num "projecto de requalificação do jardim histórico". Sendo detentora não só da Quinta Municipal de Subserra, mas também da Quinta Municipal da Nossa Senhora da Piedade e da Quinta Municipal Palácio do Sobralinho, a entidade diz ter feito já "um investimento de mais de 1,215 milhões de euros, entre 2008 e 2009" nestes espaços.

"Dizem que investiram lá imenso dinheiro, mas nós não vemos melhorias nenhumas. A mim desagrada-me muito ver que aquilo cada dia está pior", afirma Nélia Picanço. A população irá continuar a recolher assinaturas para entregar o abaixo assinado à Câmara de Vila Franca de Xira.

O início da construção da Quinta Municipal da Subserra data de 1633, altura em que Diogo da Veiga, um fidalgo regressado da Índia, edificou a Capela de S. José. No seu interior, encontram-se uma tela pintada a óleo por Bento Coelho da Silveira e os túmulos de D. João Rochas de Azevedo e da sua mulher D. Maria Josepha de Contreras, antigos moradores da quinta.


1 comentário:

Anónimo disse...

Vejam ainda:

http://www.ionline.pt/conteudo/16242-vila-franca-xira-deixa-patrimonio-ao-abandono-populacao-revolta-se-